agradecer

Você tem o hábito de agradecer? Ou é daquelas pessoas que está sempre reclamando do trabalho, das pessoas, da vida, do mundo, de tudo? Talvez você não saiba, mas é comprovado cientificamente que o ato e o sentimento de Gratidão podem trazer benefícios significativos para sua vida e para o seu bem estar físico e mental.

Historicamente, a Gratidão é vista como algo desejável ao longo do tempo e em diferentes culturas, o ato de expressar Gratidão tem sido tratado como um aspecto básico da personalidade humana e da vida social. As raízes da gratidão podem ser vistas em muitas religiões, orações e ensinamentos, onde diversos filósofos, desde a antiguidade, escreveram sobre a Gratidão, descrevendo-a como uma das mais importantes virtudes e como um ingrediente necessário para a formação da personalidade moral.

A Gratidão é um sentimento de admiração, agradecimento e apreciação pela vida que pode ser dirigido a qualquer área da sua vida, como a consideração por outra pessoa, as oportunidades que surgem do nada ou a alegria de presenciar o nascer do sol. Para praticar a gratidão requer a capacidade de apreciar o milagre da nossa própria existência, por isso costuma vim associada com o sentido da vida.

Gratidão é uma atitude de reconhecimento, de avaliação de algo que lhe trouxe benefícios. O ato de agradecer é positivo, pois descarta as coisas negativas e os sentimentos ruins e foca sua emoção e sua atenção nas coisas boas que a vida já lhe deu.

O sentimento de Gratidão também afeta o nosso cérebro a nível biológico, aumentando um dos neurotransmissores responsável pelo bem-estar psicológico: a dopamina, que possui efeitos semelhantes a alguns antidepressivos. Sentir-se grato ativa a região do cérebro responsável pela produção de dopamina, dando uma maior sensação de bem-estar.

A Gratidão aumenta também outro neurotransmissor responsável pelo bem-estar psicológico: a serotonina. Pensar naquilo que você está agradecido na vida, te leva a focar nos aspectos positivos disso, o que promove um aumento na produção de serotonina no Córtex Anterior Cingulado, com todos os benefícios a ela associados.

Sentir Gratidão traz muitos benefícios e é uma das maneiras mais simples e poderosas de mudar sua vida. Uma das primeiras coisas para se manter um bom equilíbrio emocional é não sentir pena de si mesmo. Ás vezes pode ser difícil, mas esse sentimento pode ser facilmente trocado pelo sentimento de Gratidão, por mais ruim que  seja o momento que você esteja passando. Saber agradecer pode melhorar o nosso bem-estar físico e emocional, segue abaixo alguns benefícios da Gratidão comprovados cientificamente:

  • A gratidão abre as portas para novos relacionamentos: agradecer as pessoas mostra o valor que você dá a elas e ajuda você a conquistar novas amizades. Os estudos mostram que agradecer pessoas que você acabou de conhecer pode levar a um relacionamento mais profundo e duradouro. Então agradecer a garçonete que lhe serviu o café, agradecer a pessoa que segurou a porta do elevador, ou agradecer seu colega de trabalho ou de faculdade por ter te dado uma força naquele trabalho tão difícil pode trazer novas oportunidades para você;
  • A Gratidão melhora a saúde física: pessoas gratas tendem a sentir menos dores e a sentirem-se mais saudáveis que pessoas que não tem o hábito de agradecer. Pessoas gratas são mais propensas a cuidar melhor da saúde e a praticar exercícios físicos, o que contribui também para uma maior longevidade;
  • A Gratidão melhora a saúde mental: a Gratidão reduz uma infinidade de pensamentos e sentimentos negativos como inveja, ressentimento, frustração, arrependimento, etc. A Gratidão aumenta a felicidade e reduz a depressão;
  • A Gratidão aumenta a empatia e reduz a agressividade: pessoas gratas são mais propensas a serem mais amáveis e compreensivas mesmo quando os outros não são tão amáveis assim. Pessoas gratas têm mais sensibilidade e empatia por outras pessoas e apresentam grande diminuição no desejo de buscar vingança;
  • Pessoas gratas dormem melhor: fazer um caderno de anotações ou um diário agradecendo pelo dia melhora o sono, de acordo com um estudo de 2011 publicado na Applied Psychology: health and Well-Being. Dedique pelo menos 15 minutos anotando alguns sentimentos de Gratidão antes de dormir e poderá dormir melhor e por mais tempo;
  • A Gratidão melhora a autoestima: pessoas gratas, ao se comparar com outras pessoas, não sentem inveja ou ressentimento por quem tem mais dinheiro ou um emprego melhor, o que é importante para manter a autoestima. Pessoas gratas são mais capazes de apreciar e reconhecer as realizações de outras pessoas;
  • A Gratidão aumenta o equilíbrio mental: ser grato não apenas reduz o stress como também pode desempenhar um papel importante na superação de traumas. Agradecer tudo o que tem, mesmo nos momentos mais difíceis, promove a resiliência, capacidade do indivíduo de lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas.

A prática da Gratidão é um exercício poderoso para aumentar o nosso bem-estar e promover mais qualidade de vida, mais saúde física, emocional e espiritual. Quando expressamos Gratidão, não é só quem é presenteado com nosso reconhecimento que é beneficiado, mas principalmente nós mesmos ao expressar esse sentimento.

Demonstrar Gratidão ativa as emoções positivas que são uns dos pilares da Teoria da Felicidade, apresentada pela Psicologia Positiva. Seja grato a tudo que você tem e a todas as pessoas que colaboram com você. Seja grato sempre.

Todos nós temos a capacidade e a oportunidade de cultivar o sentimento de Gratidão. Basta usar uns minutinhos do dia para pensar em tudo o que você tem, mesmo que você julgue pouco o que tem e não tenha conquistado ainda tudo o que deseja.

Ao invés de viver a vida reclamando de tudo e de todos, desenvolver uma “atitude de gratidão” é uma das maneiras mais simples para melhorar a sua autoestima, a sua saúde física e mental e consequentemente a sua satisfação com a vida, o que poderá lhe trazer a tão almejada felicidade!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s