amizade adolescencia.png

Um tema muito abordado em filmes e desenhos, desde sempre, é a amizade e sua importância. Assim pode se dizer que a amizade é o relacionamento que as pessoas têm de afeto e carinho por outra, e que possuem um sentimento mútuo de lealdade e proteção.

Durante a adolescência as amizades vão ganhando uma maior importância progressivamente. O fato de ser aceito por um grupo é fundamental para a construção da identidade do adolescente, que assim vai definir aos poucos seus valores, ideias e opiniões acerca dos outros e do mundo. Um grupo similar de adolescentes tende a construir o seu grupo de amigos com meninos e meninas como eles, com os mesmos hobbies, o mesmo gosto para roupas, mesmos interesses, e outros.

A história de Charlie personagem de Logan Lerman no filme “As Vantagens de ser Invisível” retrata uma bela história de amizade e superação na adolescência, onde Charlie é um menino sensível de 15 anos que tenta se recuperar de uma depressão causada por um trauma de infância e passou por algumas situações na vida que o fragilizaram. Ele nunca foi muito de participar e se enturmar com os outros alunos na escola, mas as coisas mudam a partir do momento que ele entra em uma escola nova e faz novos amigos que mudam totalmente o rumo de sua vida. E mudam para melhor. O filme é baseado no famoso best-seller de mesmo título e mostra a força da amizade para ajudar a segurar as pontas quando a vida fica difícil.

Assim a relação com os amigos em algumas fases do desenvolvimento pode ser definida como a principal mediação entre os indivíduos e o mundo, sendo a partir das representações compartilhadas que são construídos os significados de cada experiência.

A experiência da amizade e sua importância são definidas de acordo com cada contexto histórico específico, que inclui os aspectos sociais, mas também da família, da religião, da política e da cultura de cada época.

Pesquisas ao redor do mundo têm buscado explicar a importância da amizade em situações extremas como: problemas familiares (separação, divórcio, luto), doenças físicas e momentos de sofrimento psíquico. Segundo alguns autores, as relações de amizade funcionariam como válvula de escape e tornando-se prioridade em algumas fases do desenvolvimento, que são caracterizadas justamente por essa preferência por relações fora do ambiente familiar, no caso os amigos da escola e de outros tantos grupos, uma vez que os adolescentes se colocam em busca de certa autonomia em relação a seus pais, buscando encontrar seu lugar no mundo.

A inserção nesses diversos grupos de amigos proporciona às crianças e adolescentes uma ampliação no seu universo social, pois favorece experiências diante de novas formas de ver o mundo, a partir de interações sociais e afetivas diferentes daquelas estabelecidas com a família. Segundo algumas pesquisas, o tempo que as crianças e adolescentes passam rodeadas de amigos é três vezes maior que o dos adultos.

As relações com os amigos constituem um dos principais contextos pelo qual os adolescentes desenvolvem características pessoais para a vida adulta, que também irão interferir no processo de escolha profissional. Esses amigos desempenham um papel complementar ao da família no desenvolvimento do adolescente. De uma maneira geral, as relações de amizade durante a infância e adolescência parecem ser importantes sinalizadores de um ajustamento bem-sucedido na vida adulta.

A relação entre as amizades e a escolha profissional é um campo pouco explorado, mas estudos atuais têm abordado o tema com o objetivo de investigar a participação dos amigos na escolha de uma profissão. Os resultados das pesquisas têm indicado que grande parte dos adolescentes conversa com seus amigos sobre seu futuro profissional, sendo que a maioria não percebe a influência deles em sua escolha, considerando a si mesmos como a pessoa mais importante na decisão de seu futuro profissional. Enquanto familiares e professores são percebidos como uma influência mais direta nas decisões, os amigos participam mais por meio de conversas e troca de informações.

Os companheiros se tornam mais significativos na adolescência do que foram em estágios anteriores e, talvez, mais do que ficariam em qualquer período posterior do ciclo de vida. Eles gastam mais da metade do tempo com outros adolescentes, sendo a maior parte dele, conversando.

As amizades nesta fase costumam ser estáveis e íntimas, sendo que a necessidade de ter semelhanças a esse grupo de amigos, parece se intensificar por volta dos 13 ou 14 anos, para, assim, decrescer lentamente, à medida que o adolescente começa a obter um senso de identidade mais independente do grupo de companheiros.

Portanto evitar problemas é essencial para os pais, que devem estar cientes das influências do grupo sobre seus filhos. Normalmente, estas influências são limitadas a questões menores, como a forma de vestir, ouvir música ou passatempos que são praticados. Mas pode ser que em alguns casos, meninos e meninas são influenciados por coisas negativas, como drogas e álcool ou outras atividades criminosas ou perigosas. Nesse caso, os pais devem intervir imediatamente, e manter sempre uma relação aberta e de confiança com seus filhos, assim pode evitar estes graves problemas antes que eles ocorram ou que se tornam pesadelos reais.

No entanto se perceber a necessidade de ajuda, os pais devem procurar um psicólogo para orientação, intervenção com o adolescente e mediação entre pais e filhos.

 

Anúncios

Um comentário em “O Poder da Amizade na Adolescência

  1. Obrigada pela informação. O meu filho de 13 anos praticamente só se relaciona com meninas. Fico preocupada. Tem até colegas meninos, mad a maioria em 85% é menina.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s